Veja dicas para melhorar seu blog visualmente

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Já vai longe o tempo em que, quando falávamos de Blog, logo se pensava em páginas de assuntos aleatórios e pessoais, feitos principalmente por adolescentes e jovens como uma forma de comunicarem-se e afirmar uma identidade perante a comunidade.

Hoje em dia, o Blog assumiu um papel estratégico em negócios. Ele é a principal forma de comunicação digital de empresas com consumidores (e potenciais clientes).

Por este motivo, é cada vez mais comum encontrarmos Blogs associados a sites de empresas de todos os tamanhos: é ali que você vai realmente atrair a audiência e, com a sua autoridade no assunto e conteúdos de qualidade, transformar esta audiência em negócios – e clientes.

E com todo o poder da informação que o Blog deve ter, o layout também conta bastante, afinal vivemos em uma sociedade cada vez mais visual nas suas interações.

Por este motivo, vamos falar de algumas dicas para melhorar seu blog visualmente e atrair mais público – e vendas!

A importância do design para o seu Blog

O design do seu Blog tem a importância de um primeiro contato com uma pessoa: você fará diversas conclusões a partir do que viu e vai decidir se quer manter contato com esta pessoa – claro, se não for o seu novo chefe.

No Blog funciona da mesma forma: um novo visitante vai concentrar as primeiras opiniões no layout, na distribuição dos tópicos, nas imagens e qualidade delas, no logotipo e nas fontes usadas (e muito na variedade delas), entre muitos outros itens.

Neste momento é importante que seu Blog esteja em perfeita harmonia visual e conectado com os seus conteúdos e a sua proposta de valor para os conteúdos.

Lembre-se: o visitante não leva mais de 10 segundos para formar uma opinião e continuar no seu Blog. É pouquíssimo tempo para ele avaliar informação, então tudo estará no que visualmente se mostrar.

Se ele ultrapassar este tempo, já é uma primeira vitória. Manter a imagem que ele fez e conquistar pelo conteúdo serão os passos seguinte.

Dica 01 – cuidado com o excesso

Aqui a máxima menos é mais faz todo o sentido. É essencial que ele não se sinta confuso com excesso de dados, imagens, chamadas.

Podemos encontrar diversos Blogs que usam menus com links, banners, chamadas, imagens de variados tamanhos e em um espaço onde quase cada item acaba escondido por outro.

Um layout com as informações realmente relevantes e espaçadas para que olhar do visitante pode se fixar em cada um sem aperto é o ideal. Você pode usar o recurso de ter mais páginas para não sobrecarregar a página inicial – nossa próxima dica.

Dica 02 – distribua conteúdo em páginas

Esta é uma forma de criar no visitante a curiosidade para navegar em seu Blog e não ficar limitado à página inicial – e é um critério de ranqueamento do Google.

Evite longos textos na home do seu Blog. Dificilmente um visitante vai ler tudo desta forma, e distribuindo você pode criar uma linkagem atraente que faça ele perceber melhor os seus objetivos.

Dica 03 – cuidado com a sua identidade visual

A identidade visual é a base de toda a relação visual com os usuários – novos ou não. É ela que vai traduzir a todos a sua personalidade, os valores da sua marca e vai se conectar com um determinado perfil socioeconômico – seu público-alvo.

Como um exemplo fácil de perceber a importância, imagine sua identidade visual formada em preto e lilás e o logotipo de uma rosa para um Blog de paisagismo. Nada atraente, não é mesmo?

As cores e formas usadas no design, o logotipo e as fontes principais traduzem o seu estilo e do seu conteúdo. Invista o máximo de tempo e desenho antes de implementar.

Dica 04 – crie uma navegação intuitiva e simples

Alguns Blogs parecem verdadeiras repartições públicas virtuais e isso é o que o usuário não quer em minutos ou segundos que ele tem para uma pesquisa onde você foi um dos resultados.

Invista em menus claros para outras páginas, poucos cliques para ações – por exemplo, se cadastrar ou pedir um orçamento – e eliminar quaisquer problemas de avanço e retorno de páginas – um erro que custa o X para o seu Blog.

Gostou dessas dicas? Existem outras ótimas, e contratar um Consultor de Marketing Digital vai ajudar muito com essa questão.