O Contador, ou profissional de Contabilidade, é essencial em diversos aspectos e momentos da vida das empresas, em todos os segmentos e portes.
Com a complexidade organizacional cada vez maior das empresas – migrando ou abrindo frentes digitais, expandindo outras regiões e até o exterior, e com modelos de negócios novos como o home based e as franquias – a importância do Contador é estratégica, no suporte da tomada de uma série de decisões que podem custar milhões, se não forem bem estruturadas.
No Brasil, é obrigatório por lei que as empresas tenham um Contador responsável, que assinará documentos em nome da organização no que disser respeito à prestação de informações fiscais e legais e atendimento e esclarecimentos às fiscalizações.
Porém, muitas empresas não atendem esta exigência e se veem em situações em que podem precisar de um Contador. Vamos falar de algumas delas.
01 – Vai abrir uma empresa? Hora de um Contador.
A fase de abertura e regularização de uma empresa exige a experiência e os conhecimentos de um Contador. Ele é capaz de entender todos os passos que são necessários para uma empresa abrir e operar com segurança.
- Elaborar e registrar o contrato social;
- Abrir o CNPJ da empresa;
- Definir os regimes societário e fiscal da empresa;
- Providenciar o alvará de funcionamento;
- Providenciar as licenças e registros específicos, conforme o segmento da empresa;
- Abrir os livros contábeis que serão exigidos;
Como podemos ver, é um processo bastante detalhado e onde qualquer erro pode significar problemas futuros com a regularidade de funcionamento, podendo até mesmo suspender a operação.
02 – As obrigações fiscais estão confusas? Hora de um Contador.
Controlar o calendário fiscal de obrigações, emitir guias, providenciar o pagamento e registrar uma série de informações em sistemas como SPED e o E-Social é um trabalho muito grande para pequenas empresas, e pode ser muito caro criar um departamento nas médias empresas.
São muitos detalhes, prazos, cálculos e muita legislação para estar atualizado o tempo todo. Para o empreendedor, é tempo e pessoal que poderiam ser investidos no negócio e ainda não garantem o mesmo nível de qualidade.
Um Contador cuida de todos estes aspectos com mais eficiência e rapidez, com o menor risco possível.
03 – Expansão territorial do negócio? Hora de um Contador.
Uma das maiores marcas do sucesso e do crescimento de um negócio é a expansão territorial.
E esta etapa – abrir novas filiais ou escritórios – é de alta complexidade legal e fiscal no Brasil. Exige uma série de análises técnicas, levantamento de exigências e requisitos locais. Sem contar o modelo organizacional com uma nova unidade – se ela será uma nova filial, com estoque, ou apenas um escritório de equipe de vendas.
Uma expansão tem impactos em vários aspectos e um Contador consegue mapear todos eles e fazer uma expansão segura.
04 – O negócio está crescendo? Hora de um Contador.
O crescimento de um negócio, como um todo, implica em uma série de preocupações, naturais de uma organização que tem mais funcionários, contratos, fornecedores e até restruturação de áreas.
Um instrumento que é fortemente impactado pela expansão dos negócios é o Fluxo de Caixa – essencial para avaliar a saúde financeira e que pode determinar diversas ações para salva-la – e que normalmente é gerido por um Contador.
São muitos os desafios. Mas nada fica sem uma gestão correta e soluções com uma contabilidade online, onde você consegue acompanhar tudo o que acontece com seu dinheiro.