Veja a evolução do marketing digital ao decorrer dos anos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Se você é uma pessoa antenada no universo da internet ou possui uma empresa virtual e fica atento às notícias do universo digital, já deve ter visto a grande quantidade de informações que caracteriza a evolução do marketing digital.

Sem sombras de dúvidas a internet mudou a vida das pessoas, fazendo parte do dia a dia. Desse modo, o comportamento do cliente foi alterado por causa do nascimento do marketing digital.

Ele surgiu com o plano de se adaptar ao novo sistema de mercado direcionado para a divulgação e comercialização de produtos, tudo de forma virtual. Mas como se deu essa evolução?

Jornais e revistas

Os jornais e revistas foram inventados por Gutemberg, revolucionando o meio de comunicação. Foi somente no século 17 que ambas tiveram seus exemplares produzidos em grande quantidade.

Esse meio de comunicação passou a ser algo interessante para instituições e profissionais de marketing, que perceberam nesse veículo de comunicação uma oportunidade para publicar seus serviços e diversos produtos. A partir daí, deu-se início ao Outbound Marketing, que continua funcionando até a data de hoje.  

Outdoors e pôsteres

Houve um período em que apareceram os panfletos e pôsteres, facilitando a realização do marketing em áreas públicas. Os profissionais conseguiram perceber que era mais fácil alcançar um maior número de pessoas com apenas um anúncio dessa forma.

Como em alguns países era proibido a colocação de pôsteres em áreas particulares, então apareceu os outdoors, com o objetivo de solucionar esse problema.

Televisão e rádio

Desde a década de 20 que a televisão existe nos lares das pessoas e na década de 40 foi realizado o primeiro anúncio de televisão. Desde então o marketing vem evoluindo nesse meio de comunicação.

Depois de quinze anos, os anúncios feitos na TV já havia ultrapassado os lucros conseguidos com o marketing por meio de revistas e jornais.

Até hoje a TV é um dos meios mais procurados, no entanto, fazer um anuncia na televisão é algo que custa muito caro.

O rádio surgiu em torno da primeira guerra mundial, com aplicações militares. Depois começou a ser utilizado em transmissões abertas e também para o entretenimento e noticiar acontecimentos.

Computador

Na década de 80 foi criado o primeiro computador e em 1990, a internet caiu no gosto do povo e foi assim que se deu a evolução do marketing para a época digital. Juntamente com as impressoras, a publicidade se tornou mais importante com efeitos visíveis.

Além disso, com a internet surgiu também a oportunidade de enviar email marketing. Embora o email marketing não seja atraente, hoje com o avanço tecnológico e a evolução do marketing digital, pode-se usar uns templates para wordpress e melhorar a sua aparência.

Com a internet popular, não parou de aparecer novidades e ferramenta como o SEO, redes sociais, blogs, marketing de conteúdo, youtube e outros. A cada dia que passa a evolução do marketing digital só cresce, resultando na metodologia do marketing de atração, que visa estabelecer uma comunicação entre os consumidores e a marca.

Telefone

O telefone foi criado antes do rádio e da televisão, e logo começou a ser utilizado para o notável telemarketing. O telemarketing é usado como uma das principais formas de marketing via telefone.   

Foi só com quase cem anos após a sua inauguração, que o telefone começou a ser visto nas casas dos americanos.