Para qualquer lado onde você navegue na Internet, você vai percebendo a imensidão de conteúdo que digerimos diariamente:
- Artigos sobre os mais variados assuntos em blogs e redes sociais;
- Descrições de produtos e serviços;
- Textos publicitários em sites.
Todos eles, em diferentes níveis de qualidade, é o que chamamos de conteúdo web – tudo que precisamos gerar de informação para atrair a atenção da gigantesca audiência online para executar uma determinação ação – uma compra, um cadastro etc.
Para que este conteúdo seja o mais interessante possível a um público que a empresa define, é preciso que seja elaborado por profissionais que, além de gostar e saber escrever bem, dominam as técnicas de artigos para o consumo online.
São os Redatores de Conteúdo, uma atividade essencial para toda a comunicação de marcas com o público, pois eles criam o veículo principal – as palavras.
Redator de Conteúdo: suas características e exigências
O Redator de Conteúdo é uma profissão com características que atraem o interesse de muitas pessoas.
- Os dias de trabalho não têm rotina;
- Não só exige como possibilita conquistar conhecimento – desde que a pessoa se arrisque a produzir conteúdo para nichos que ela não domina;
- Permite que seja um trabalho virtual – em casa ou qualquer lugar, basta ter um notebook e uma rede.
Por outro lado, é uma atividade que exige certas habilidades pessoais:
- Capacidade de pesquisar sobre os assuntos de forma rápida e eficiente;
- Disciplina com a falta de rotina – organizar dias e horários fixos de trabalho;
- Alto senso de prioridade em meio às demandas;
- Disposição para consumir informação o tempo todo – ela será útil em algum trabalho, acredite.
Seja redator virtual 1: defina um local de trabalho
Trabalhar virtualmente não precisa ser trabalhar em qualquer lugar. Exceto quando estamos em movimento, em casa o espaço deve ser fixo e exclusivamente para o seu trabalho de redator.
Evite as interferências externas que podem atrapalhar as suas pesquisas e a sua concentração – e você vai precisar muito dela. Construa uma estrutura adequada para atender rapidamente – principalmente a internet e o seu smartphone.
Ser um redator virtual te dá a liberdade de trabalhar viajando, mas tenha sempre um cartão de crédito para comprar acessos à internet quanto estiver em movimento.
Seja redator virtual 2: o bloqueio criativo sempre existirá; lide com ele
Bloqueio criativo é uma realidade para quem produz material textual. Afinal, não é todo dia e hora que temos inspiração para produzir. Mas para lidar com o bloqueio, existem algumas dicas simples:
- Tenha um horário fixo de trabalho e que seja onde você se sente mais produtivo;
- Ao surgir o bloqueio, pare e faça outras atividades – ver TV, caminhar, jogar algo. Desta forma, podem surgir boas ideias para o seu texto.
Seja redator virtual 3: priorize temas, mas não fuja dos outros
A melhor forma de começar é escrever sobre o que você domina. Você exercita a técnica com mais segurança e obtém resultados melhores.
Mas com o tempo, se arrisque em temas que você não domina, pelo menos em encomendas que você pode dar prazos maiores. Assim você amplia o espectro de assuntos e também a base de potenciais clientes.
Seja redator virtual 4: cuidado com os plágios
Todos os clientes esperam textos inéditos – não podem ser cópias de nada que já tenha sido publicado ou pior, que o texto dele possa ser plagiado posteriormente.
Parece óbvio, mas às vezes o plágio ocorre até sem querer, por isso é preciso ter cuidado com a linguagem usada e lançar mão do máximo da semântica para diversificar e fugir do plágio pela repetição de termos e até de frases comuns.
E se for usar trechos, é importante dar o devido crédito.
Seja redator virtual 5: revisões são aprendizados
A tendência de quem saber escrever muito bem é cuidar de seus textos como filhos: eles são a sua melhor versão, mas podem não ser do cliente.
Ajustes são normais e devemos desapegar da vaidade e aproveitar para aprender o máximo com a visão de cada cliente – vai ser o seu inventário de informações para os próximos trabalhos.