Antes de conseguir conquistar o emprego dos sonhos, talvez seja necessário conversar com recrutadores e entrevistadores online. Alguns candidatos acabam ficando nervosos com esse tipo de abordagem e muitas vezes, não sabem como podem causar uma boa impressão nesse momento.
Aqui, estão algumas etapas bem importantes que podem ser seguidas, ajudando a conseguir construir uma impressão positiva para os recrutadores online. Procurando por aplicativos de entrevistas e já deixando baixado no seu computador para estar pronto, encontrando ótimos tutoriais em https://yowhatsapp.net.br/
1 – Foco
O seu foco é muito importante ao ter uma conversa com a pessoa que está tentando te entregar um emprego. Por isso, é necessário estar presente e totalmente envolvido quando for chamado.
Veja se está em um local tranquilo e que tenha uma boa conexão com a internet. Caso contrário, peça para que entrem em contato em outro momento melhor. As distrações e o ruído de fundo podem interromper uma conversa, enfraquecendo o conteúdo da conversa a sua capacidade de se concentrar.
2 – Primeira impressão
As primeiras impressões contam muito, então, crie um relacionamento com uma conversa fiada e tente manter o ambiente amigável. Um sorriso no seu rosto tem que estar presente durante a entrevista. Os recrutadores gostam de uma energia positiva.
Além disso, use o primeiro nome, mostrando que está interessado na pessoa. Veja se está com uma boa postura também, pois isso pode afetar a maneira com que você é enxergado durante a conversa.
Mantenha um tom de conversa otimista, cooperativo e positivo. Evite a negatividade, ainda mais sobre um empregador anterior. Esteja pronto para conversar sobre o motivo que o empregador anterior virou um antigo emprego.
Diga que estava em busca de uma oportunidade nova de crescimento, sem precisar falar que odiava o trabalho ou que achava muito chato. Esse tipo de atitude é facilmente mal interpretado, mostrando que talvez você não seja um funcionário proativo.
3 – Boa atitude
Uma boa atitude em uma conversa online é muito importante. Ao atender a chamada enquanto está procurando um emprego, atenda sempre profissionalmente. Fale com clareza, devagar e anuncie as suas respostas.
Deixe de lado a fala arrastada, gírias ou pedindo para repetir a pergunta. Quando isso acontecer, lembre-se de falar educadamente, pedindo desculpa por não ter entendido e pedindo para repetir.
Mantenha as suas respostas concisas, em vez de divagar, isso mostra muito a seu respeito para o recrutador.
Caso o recrutador faça perguntas sobre os seus antigos empregadores ou deveres profissionais, tenha o seu currículo a mão. Veja se ele é atualizado e preciso em relação as suas habilidades atuais, cronogramas e softwares. Converse com o recrutador, deixe o seu currículo mostrar as suas referências.
4 – Pesquise sobre a empresa
Esteja pronto também para falar sobre a posição, fazendo uma pesquisa sobre o lugar e a empresa. Tenha noção das habilidades necessárias e certifique-se de destacar as que podem te deixar em uma posição de destaque.
Conheça também o nível salarial oferecido por uma posição semelhante a que está disputando o cargo. Descubra o que puder sobre o que deve ser feito no trabalho e até onde essa carreira pode te levar.
Ao interagir positivamente com o recrutamento, há mais chances de se destacar diante dos outros, avançando no processo de contratação, chegando até uma entrevista pessoalmente.