O que é Marketing de Conteúdo?

Você acabou de ouvir alguém mencionar Marketing de Conteúdo e ter a ideia de que você já
deve saber o que é, mas tem vergonha de perguntar a alguém.
Parabéns, este post é para você.

O Content Marketing Institute, um recurso on-line para obter informações sobre tudo
relacionado ao assunto, define o Marketing de Conteúdo assim:
O Marketing de Conteúdo é uma técnica de marketing para criar e distribuir conteúdo
valioso, relevante e consistente para atrair e conquistar um público claramente definido – com
o objetivo de gerar uma ação lucrativa com o cliente.

A palavra-chave aqui é “valiosa”.

É o que muda essa definição de uma que poderia descrever praticamente qualquer forma de
publicidade ou marketing.

Você pode dizer se uma parte do conteúdo é o tipo que poderia fazer parte de uma campanha
de Marketing de Conteúdo se as pessoas a procuram, se as pessoas quiserem consumi-la, em
vez de evitá-la. O mesmo se aplica a qualquer peça de Marketing de Conteúdo que você crie,
dependendo se o destinatário recebeu ou não valor dele.

Obviamente, o objetivo é fornecer o máximo de valor do seu Marketing de Conteúdo para o
máximo possível de seu público-alvo. Neste ponto, apesar dessa definição e explicação, você
provavelmente ainda está se perguntando exatamente o que é.

Cinco exemplos de Marketing de Conteúdo

Existem tantos tipos de Marketing de Conteúdo quanto tipos de conteúdo – muitos para cobrir
aqui. Minha intenção é oferecer uma introdução e fazer você pensar como um profissional da
área, para que você veja as oportunidades ao seu redor.

1. Infográficos

Geralmente, são gráficos longos e verticais que incluem estatísticas, gráficos, gráficos e outras
informações. Eles podem ser eficazes, pois, se forem bons, podem ser passados ​​nas mídias
sociais e postados nos sites por anos.

Há também a questão de promover esse infográfico para blogueiros e a mídia. Ou você pode
criar um quadro no Pinterest e curar infográficos sobre um tópico relacionado ao seu negócio.
Essa também é uma forma de Marketing de Conteúdo e não custa nada além de seu tempo.

2. Web Pages

Qual é a diferença entre uma página da web normal e uma página da web que é Marketing de
Conteúdo? Considere o Beginner’s Guide to SEO da Moz, um provedor de ferramentas e
recursos relacionados a SEO.

Esse recurso, oferecido gratuitamente, foi visto milhões de vezes, trazendo inúmeros clientes
que, de outra forma, talvez nunca tivessem encontrado o Moz e os serviços que eles oferecem.
Essa é a diferença entre simplesmente colocar conteúdo em seu site e Marketing de Conteúdo.

3. Podcasts

Michael Hyatt, autor do livro best-seller Platform: Get Noticed in a Noisy World, pratica o que
ele prega. Seu podcast This is Your Life é baixado 250.000 vezes por mês. Como Hyatt elaborou
em seu blog 4 razões que você deve considerar o lançamento de seu próprio podcast,
Um podcast lhe dá visibilidade em um mundo completamente diferente – principalmente o
iTunes. Eu tive dezenas de pessoas novas dizendo que nunca tinham ouvido falar de mim até
que elas tropeçaram em mim no iTunes.

Hyatt dá valiosas informações e conselhos em seu podcast – tudo de graça. Mas esse podcast
leva a mais vendas de seus livros, inscrições para seus cursos e pedidos para ele como
palestrante.

4. Vídeos

Gary Vaynerchuk é um mestre de Marketing de Conteúdo usando vídeo online, basta dar uma
olhada no seu canal no YouTube.

Ele começou criando vídeos para promover a loja de vinhos de sua família e, através desses
vídeos e outros tipos de marketing on-line, acabou aumentando para um império de US $ 45
milhões. Vídeos e podcasts são uma forma amplamente inexplorada de Marketing de
Conteúdo, porque as pessoas acham que é caro e difícil.

Mas com o custo decrescente do equipamento de nível profissional, a criação de conteúdo de
áudio e vídeo de alta qualidade é mais fácil do que nunca.

O marketing de vídeo tem sido usado para vender liquidificadores, lançar novos produtos
odontológicos e comercializar serviços de consultoria de vistos em Hong Kong.

Que vídeo você poderia lançar para sua empresa, que pode mudar sua sorte da noite para o
dia? Pode ser mais fácil do que você pensa.

5. Livros

Como nos filmes, as pessoas geralmente pensam que os livros estão se vendendo, mas os
profissionais de marketing experientes não vendem livros apenas por vender, eles vendem
livros como ferramentas de marketing.

Book Yourself Solid, o manual de vendas do Michael Port, é uma excelente leitura para
empreendedores, vendedores e profissionais de marketing e, embora eu tenha certeza de que
Port gosta de vender seu livro, o livro é uma ferramenta para atrair clientes para seus serviços
de coaching.

Embora, com a autopublicação, seja mais fácil do que nunca publicar um livro, ainda há a
percepção de que é difícil e que somente profissionais de renome podem publicar um livro de
negócios.

Publique o seu próprio e, mesmo que as pessoas não o leiam, você ainda poderá usá-lo como
uma forma de Marketing de Conteúdo sempre que for apresentado como autor de.

Esses são apenas alguns exemplos de Marketing de Conteúdo. Eu também poderia ter
mencionado White Papers, Ebooks, Apps, Palestras, Apresentações e Blogs.

Por que o Marketing de Conteúdo?

Talvez mais importante do que entender o que é, é entender por que ele é importante para o
seu negócio. Primeiro precisamos entender os quatro passos do ciclo de compra:

1. Consciência

Antes da conscientização, um cliente pode ter uma necessidade, mas não sabe que existe uma
solução.

2. Pesquisa

Uma vez que um cliente esteja ciente de que existe uma solução, ele realizará pesquisas para se
educar. Por exemplo, um comprador de carro tentará descobrir que tipos diferentes de carros
existem e qual deles atenderá às suas necessidades.

3. Consideração

Nesse ponto, o cliente começa a comparar diferentes produtos de diferentes fornecedores para
garantir que eles recebam um produto de alta qualidade por um preço justo.

4. Comprar

Finalmente, o cliente toma sua decisão e avança com a transação.
A publicidade tradicional e o marketing são ótimos quando se trata das duas últimas etapas. O
Marketing de Conteúdo explora os dois primeiros estágios do processo de compra,
aumentando a conscientização sobre soluções e educando os consumidores sobre um produto
que talvez nunca tenham considerado antes.

A confiança que normalmente precisa ser construída durante um extenso ciclo de vendas já foi
criada antes de sabermos que o cliente em potencial existe.

O retorno do investimento em Marketing de Conteúdo pode ser fenomenal se executado
corretamente. Não gastar um centavo no próprio Marketing de Conteúdo, ou pouco tempo.

O Marketing de Conteúdo também oferece benefícios adicionais, pois suporta outros canais de
marketing digital. Ele fornece conteúdo adicional para o marketing de mídia social e contribui
para os esforços de SEO, gerando links de entrada naturais e criando um bom conteúdo em seu
site que é encontrado nos mecanismos de pesquisa.

Na verdade, para muitas empresas, a maior parte de seus esforços de SEO deve ser focada no
Marketing de Conteúdo.

Como eu começo?

Existem muitas empresas que oferecem serviços de Marketing de Conteúdo com SEO.
Se você está ocupado demais para fazer isso sozinho e não está pronto para administrá-lo
internamente, contratar uma empresa pode ser sua melhor opção.

Mas se você quiser entrar e fazer o seu próprio Marketing de Conteúdo, a maneira mais fácil é
começar a blogar. Provavelmente será difícil no começo, mas quanto mais você fizer isso,
melhor você conseguirá.

Seguindo dicas de websites como o Copyblogger, você aprenderá rapidamente a criar
conteúdo para seu website ou blog que atrairá os leitores e os transformará em clientes.

Mas, embora a redação técnica adequada e as manchetes certas possam ajudar, não é a chave
para criar um ótimo conteúdo.

Ótimo conteúdo

Se você já trabalhou duro na leitura de uma peça de marketing e só terminou de ler porque
precisava, então passou por um Marketing de Conteúdo ruim.

Quando falo com empresas sobre Marketing de Conteúdo, digo que o conteúdo é bom se elas
realmente querem lê-lo. O conteúdo é ótimo se eles estiverem dispostos a pagar para lê-lo.

Se você quiser ver ótimos exemplos de conteúdo, observe o que você pagou para ler, assistir ou
ouvir ultimamente. Se você assistiu The Lego Movie este ano, você viu um dos maiores
exemplos de Marketing de Conteúdo até hoje.

Você pensou que eles fizeram aquele filme para vender ingressos de cinema? Pense de novo.
Isso foi um comercial de brinquedo de 100 minutos, e em vez de usar um DVR para você ignorá-
lo, você pagou um bom dinheiro para assisti-lo.

É alguma coincidência que a Lego recentemente ultrapassou a Mattel, os criadores da Barbie,
para se tornar a maior empresa de brinquedos do mundo?

Você pode não ter o orçamento para fazer um filme para promover sua empresa, mas ainda
pode fornecer informações valiosas aos clientes em potencial.

O Segredo 1 do Marketing de Conteúdo

Adicionar valor. Esse é o segredo.
Não é realmente um segredo. Nós já conversamos sobre isso ao longo desta peça. Quando você
olha para algumas das empresas de marketing, você se pergunta se elas estão propositalmente
evitando o óbvio.

Nós pulamos a publicidade quando ela oferece pouco ou nenhum valor. Se você quiser saber
mais sobre publicidade que não é ignorada, encontre um skatista e pergunte se você pode
assisti-lo em uma revista de skate.

Você verá que ele passa tanto tempo olhando os anúncios quanto olhando os artigos e fotos.
Ou confira o site da Berrics. Grande parte do conteúdo é de anúncios, mas os skatistas não
pulam esses vídeos, assistem a eles como assistem a outros vídeos, porque estão obtendo o
valor que desejam – boa patinação.

As empresas de skate foram pioneiras em Marketing de Conteúdo décadas atrás, mas sei que
elas só estavam fazendo o que vinha naturalmente, e vender mais produtos era secundário à
diversão de criar vídeos e revistas.

Se você não tiver certeza de como agregar valor por meio do Marketing de Conteúdo, pergunte
aos clientes atuais que tipo de conteúdo você pode produzir e que seriam úteis para eles agora,
ou que seriam úteis quando procurassem seu produto ou serviço. Eles vão te dizer.

Como posso aprender mais?

Leia o excelente livro de Joe Pulizzi, Epic Content Marketing. Comecei a ler depois que escrevi
este post e ele confirmou e expandiu o que eu já sabia, com muito mais detalhes do que eu
poderia abordar aqui.

Algo que Pulizzi enfatiza que eu deixei de fora originalmente foi a importância de focar na
produção de conteúdo compatível com dispositivos móveis, já que os smartphones estão se
tornando a forma dominante de acessar conteúdo.

Leia também a plataforma de Michael Hyatt, mencionada acima. Acessar websites como os do
Content Marketing Institute, Ragan, Copyblogger, Michael Hyatt e Gary Vaynerchuk e inscrever-
se nos boletins informativos por e-mail.

Não vai demorar muito para você se tornar não apenas familiarizado com o Marketing de
Conteúdo, mas com um especialista.

A maioria das empresas não está fazendo Marketing de Conteúdo real … ainda.
É por isso que você terá uma vantagem se participar.
Deixe-me saber como é.

VitorLima

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